A virtude da disciplina

 Estou lendo recentemente um livro sobre a vida de São Pio X. Sempre tive um certo preconceito com esse santo, por ver muitas vezes os "rad-trad" -  quero futuramente escrever sobre isso, mas não prometo nada - falarem muito sobre ele; e de certo modo, falarem bem superficialmente sobre suas ideias e sua vida.
 Lendo o capítulo 8, me deparei com o sub-título : " O dia-a-dia do Bispo de Mântua". Nessa parte do capítulo, o autor nos conta um relato de um hagiógrafo (escritor da vida dos santos) sobre o dia-a-dia do Bispo José Sarto - futuro São Pio X - em Mântua:
 " Deitava-se muito tarde, passada meia-noite, dominado pela fervorosa dedicação ao estudo ... Às cinco da manhã estava celebrando a Santa Missa. Concluía as suas orações, e descia à catedral, onde se sentava durante longas horas no confessionário. Regressando ao palácio ( como chamavam a casa Episcopal ), tomava como primeira refeição uma grande chávena de café. Rezava o breviário, e ocupava-se dos múltiplos assuntos que lhe enchiam o pensamento. Recebia as visitas a qualquer hora, sem mostrar cansaço. Pelas onze horas costumava fazer uma rápida visita à cozinha, onde tomava um pouco de vinho branco. Continuava a trabalhar até às duas menos um quarto (13:45 hrs), hora do almoço: a ' minestra' italiana ( sopa popular que em muitos lares constitui o único prato da refeição) e um pouco de carne; como sobremesa, queijo ... Costumava descansar depois um pouco, mas sem chegar a adormecer. Recomeçava o trabalho antes das Quatro horas. Pelo meio da tarde, saía para visitas, fazendo alguma especial, se a tinha no seu programa. Se não, visitava o Hospício, o Hospital ... De noite rezava o terço com suas irmãs (que moravam com ele), jantava frugalmente e ... começava a estudar" (Vida e obra de São Pio X - capítulo 8, pág. 59).
 Quando li isso me confrontei com esse santo e notei uma virtude que muitas vezes nos passa despercebida: a virtude da disciplina. 
 Nós da Comunidade temos o costume de fazer de vez em quando uma reunião geral que nós apelidamos de ' Fala Deus'. Nessa reunião nós unimos os vocacionados (que estão discernindo se querem mesmo serem membros da Comunidade), os discipulados (que já são membros, porém não consagrados) e os consagrados (que no momento somos só nós fundadores); e começamos a falar uma visão geral da comunidade: o que gostamos, o que não gostamos, o que achamos virtudes nos irmãos, o que não gostamos que os irmãos nos façam, nossos problemas, entre outras coisas referentes a comunidade ou aos membros em geral.
  No começo desse mês fizemos uma e nessa reunião, uma das nossas discipuladas disse uma coisa que mexeu muito comigo:
-" Eu tenho uma reclamação sobre a comunidade: a falta de disciplina ! Não respeitamos os horários dos ensaios, dos grupos e dos encontros, e isso me atrapalha na minha vida pessoal ".
 Que inspiração do Espírito Santo ! Que colocação mais sábias e cheias de verdade !
 Nós jovens (mesmo que hoje eu não me veja como jovem) temos esquecido dessa virtude tão importante para a busca de uma santidade de verdade. Vejamos os exemplos dos santos jovens.
 São Domingos Sávio tinha São João Bosco por diretor espiritual, e a principal tarefa do diretor espiritual é organizar a vida interior e exterior daquele que é seu dirigido. Quantos de nós jovens temos, ou nos preocupamos em ter um diretor espiritual ? Eu sei que é difícil ultimamente ter um diretor espiritual, mas não é desculpa esse fato; aquele que quer, consegue !
 Conheço uma pessoa que dorme todos os dias ás 21:00 hrs; e que vida de santidade essa pessoa leva. E não, essa pessoa não é idosa; ela tem apenas 16 anos de idade, e desde já possui, por graça de Deus, a virtude da disciplina em tão alto grau.
 Se você tem uma vida espiritual, você já reparou que quando você acorda tarde você não consegue fazer nada de bom no seu dia? Parece que quando acordamos tarde nós rezamos pouco, amamos pouco o nosso próximo, não fazemos nenhuma obra meritória. Mas ao contrário, quando acordamos cedo nós rezamos mais, comungamos mais, amamos mais, ajudamos mais o nosso irmão, enfim, vivemos mais !
 Quanto tempo perdemos com coisas vãs ! Eu por exemplo gosto de animes. Quanto tempo será que eu perco com animes? Será que não poderia eu fazer outra coisas mais santas com esse tempo gasto com futilidades? Mas como posso reparar essa perda de tempo? Com a virtude da disciplina ! 
 Um dia, conversando com o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, meu amigo Padre José Luís Gouveia SCJ, ele me contou a história do diretor espiritual de seus tempos de seminários, do qual ele guarda honrosa lembrança e saudade.
  Ele me contou que um dia quis fazer um ato de amor levantando mais cedo e fazendo café para os seus irmãos . Levantou então às cinco horas e foi sem fazer barulho para a cozinha; mas, para a sua surpresa, as luzes estavam acessar.
 Ao chegar na cozinha ele viu o seu diretor espiritual fazendo café e, diante dessa imagem muito comum para nós, uma coisa mudou sua vida para sempre. Enquanto fazia café, ele rezava as Laudes. 
 No meio do dia, José Luís foi até o seu diretor e lhe perguntou:
- Padre Leopoldo, porque o senhor reza o breviário enquanto faz café?
 Com um sorriso meio de lado, o diretor lhe respondeu:
- Eu fiz um voto com Deus de nunca perder tempo ! Por isso, enquanto faço o café, uso o tempo de esperar a água esquentar, para rezar o breviário 
Você já tentou colocar o seu dia no papel? Se não, faça essa experiência . Coloque um horário fixo para acordar, para trabalhar, para descansar, para estudar e , principalmente para rezar !
 Espero que depois desse artigo nós nos decidamos por sermos mais organizados e disciplinados, interior e exteriormente. Peçamos a Virgem Maria, Mãe da vida interior, que Ela nos conceda esse dom raríssimo nos nossos dias, para que assim, possamos estar unidos ainda mais a Jesus Nosso Senhor.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós !

Lucas Eduardo
Co-fundador
Comunidade Geração de Maria 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 pensamentos de São João Maria Vianney na luta contra o mal.

É possível estar com Deus sem a religião? (abertura da série "Introdução à Igreja Católica)

Tipos de temperamento: Fleumático