A pior de todas as tragédias!
Faz duas semanas que eu tenho feito algo que está transformando a vida intelectual, espiritual e como ser humano em geral: os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Não percebia mais o quanto eu precisava me converter, e uma coisa que os exercícios sabem fazer é retificar nossa vida.
A finalidade dos exercícios, como nos diz o próprio autor, é "preparar a pessoa e a dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas, e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na disposição de sua vida para o bem" (EESI pág. 12).
A primeira semana é dedicada a meditar sobre o pecado (sobre esse tema, segue o artigo 'o que e o pecado?' http://comunidadegeracaodemaria.blogspot.com/2018/07/o-que-e-o-pecado.html ), e a segunda começa com dois exercícios de meditação: um sobre a Encarnação do Verbo e outro sobre o nascimento de Jesus. Nessas duas semanas, Santo Inácio fala 3 vezes a palavra 'inferno', e dedica uma meditação inteira (a 5° meditação da primeira semana), sendo essa feita de manhã, de tarde e de noite, só sobre como é o inferno e os sofrimentos da alma condenada. Mas - poderíamos nos perguntar - porque toda essa ênfase sobre o inferno? Simples; para que, caso fossemos para lá, não tivéssemos a audácia de dizer que não fomos avisados.
Hoje o assunto do 'inferno' saiu de moda em nossas comunidades, e muitas vezes esse assunto não é mais tão citado, não porque causa medo em quem escuta, mas porque já não pensemos na eternidade. Todos vão a Deus como alguém que só me dá graças temporais: pedimos um emprego, uma casa, um carro, uma namorada (o), uma cura de tal doença, dom disso, dom daquilo; mas ninguém se quer se pergunta: "De que isso me adiantaria para a eternidade?". Já dizia C.S. Lewis: "o que não é eterno, é eternamente inútil!".
Na primeira meditação da segunda semana, Santo Inácio nos leva, quase que pela mão, para contemplarmos a Encarnação de Jesus no ventre de Maria. Como alma profundamente orante e atenta, Inácio nos leva a ver esta cena em três visões diferentes: 1°- Contemplar a SS. Trindade do seu trono no céu vendo os homens se perdendo e se condenando ao inferno; 2°- ver todos os homens do mundo inteiro, independente de sua raça, religião, sexo, fazendo tantos e tão graves pecados; 3°- ver o Arcanjo São Gabriel anunciando à Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador.
No primeiro preâmbulo (porque as meditações de Santo Inácio são dividas em preâmbulos, pontos e colóquios) da meditação, Santo Inácio no diz: "... aqui recordarei como as Três Pessoas divinas, lançando os olhos sobre toda a redondeza da terra cheia de homens, e vendo como todos se precipitavam no inferno, decretaram em sua eternidade que a segunda Pessoa da SS. Trindade (Jesus Cristo) se fizesse homem para salvar o gênero humano, e assim, chegada a plenitude dos tempos, o arcanjo S. Gabriel foi enviado a N. Senhora" (EESI pág. 72).
Nesse preâmbulo notamos três pontos interessante que valem ser meditados com calma: 1°- o ser humano que se precipita no inferno; 2°- Deus que, ao invés de castigá-lo, o quer resgatar; 3°- o plano de salvação de Deus que tem sua origem na pessoa da Santíssima Virgem Maria.
Nós sabemos que nessa vida temos três inimigos de nossa salvação: o mundo, nós mesmos e o demônio. O mundo tem o papel da sedução, ou seja, nos apresentar tanto prazeres ilícitos, que nos tira da graça, quanto lícitos, mas que enfraquece a graça de Deus em nós até que a percamos pelos ilícitos (isto é; pecado Mortal e Venial). Nós somos nossos inimigos porque, por causa do pecado original, nos tornamos inclinados a aderir as seduções do mundo. E por fim temos o demônio, o mais fracos dos três, cujo papel é simplesmente sugerir, ou seja, sussurrar para você: " ... mas isso não é pecado, pode fazer ... é só venial mesmo, na Missa você é perdoado. Não seja tão radical, não precisa disso para ser santo. Veja, tal santo fazia isso que você quer largar, pode fazer numa boa ... e blá blá blá !".
Então, não é que o ser humano seja ruim em si, mas é que, por causa desse tríplice ataque, nós por nós mesmo, só caminhamos - e a passos largos ! - em direção do inferno.
Mas Deus, que é o amor e a própria misericórdia, nos quis salvar, e para isso se encarnou, tomou a nossa forma em tudo, menos no pecado, para que, sendo de carne, pudesse redimir e salvar a nós que somos de carne: Caro salutis est cardo (a carne é o eixo da salvação). Jesus, no famoso sermão da montanha, já nos ensinava: " ouvistes o que foi dito: 'ama o teu irmão, e odeie o inimigo'; eu porém vos digo: amai os vossos inimigos, orai pelos que vos perseguem" (Mt 5,44); e foi exatamente isso que Ele fez por nós ! São Paulo Apóstolo nos ensina que "pelo pecado, nos tornamos inimigos de Deus" (Rm 5,10); e mesmo sendo inimigos dele, Nosso Senhor não hesitou em se encarnar no Ventre da Bem-aventurada, padecer no lenho da Cruz só para nos redimir e nos fazer seus amigos. Aqui percebemos que, não é por vontade de Deus que o homem vai para o inferno, mas o inferno é consequência de seus próprios atos, é consequência de não aceitar, de não querer a salvação que Jesus quer nos dar; de não " reconhecer o tempo que foi visitado" (Lc 19,44). Somos tal qual Jerusalém; cidade santa, escolhida por morada do Eterno Rei, mas quando Ele nos visita, Ele chora, porque não o acolhemos, e se o acolhemos, é para matá-lo com nossa ingratidão, com nossa frieza, com nossos pecados. Este é o julgamento !
No inferno, lugar dos condenados e dos demônios, não teremos mais tempo de voltar atrás. O que Deus nos pede para fazer hoje? O que hoje eu preciso melhorar, converter? Quem preciso perdoar hoje? Será que preciso me confessar e voltar para Deus? Qual virtude devo exercitar hoje? Será que, se a morte me visitasse hoje, eu iria para o Céu ou para o inferno? Essas são perguntas que só você pode responder por você mesmo !
Deus nos ama e nos quer unidos a si, imagina que dor que ele não deve sentir em ver aquele a quem criou, salvou e cuidou, agora por vontade própria se jogando na morada de Satanás para todo o sempre. Não demos esse "gostinho" para o demônio. Trabalhemos com ardor pela nossa santificação e pela salvação dos homens, e tudo isso "Ad Maiorem Dei Gloriam" (para a maior Glória de Deus).
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós !
Lucas Eduardo
Co-fundador
Comunidade Geração de Maria
Link "Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola" PDF: http://www.raggionline.com/saggi/scritti/pt/exercicios.pdf
Link "Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola" para comprar: http://www.loyola.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_br&codigo_produto=606
A finalidade dos exercícios, como nos diz o próprio autor, é "preparar a pessoa e a dispor para tirar de si todas as afeições desordenadas, e, tendo-as afastado, procurar e encontrar a vontade de Deus, na disposição de sua vida para o bem" (EESI pág. 12).
A primeira semana é dedicada a meditar sobre o pecado (sobre esse tema, segue o artigo 'o que e o pecado?' http://comunidadegeracaodemaria.blogspot.com/2018/07/o-que-e-o-pecado.html ), e a segunda começa com dois exercícios de meditação: um sobre a Encarnação do Verbo e outro sobre o nascimento de Jesus. Nessas duas semanas, Santo Inácio fala 3 vezes a palavra 'inferno', e dedica uma meditação inteira (a 5° meditação da primeira semana), sendo essa feita de manhã, de tarde e de noite, só sobre como é o inferno e os sofrimentos da alma condenada. Mas - poderíamos nos perguntar - porque toda essa ênfase sobre o inferno? Simples; para que, caso fossemos para lá, não tivéssemos a audácia de dizer que não fomos avisados.
Hoje o assunto do 'inferno' saiu de moda em nossas comunidades, e muitas vezes esse assunto não é mais tão citado, não porque causa medo em quem escuta, mas porque já não pensemos na eternidade. Todos vão a Deus como alguém que só me dá graças temporais: pedimos um emprego, uma casa, um carro, uma namorada (o), uma cura de tal doença, dom disso, dom daquilo; mas ninguém se quer se pergunta: "De que isso me adiantaria para a eternidade?". Já dizia C.S. Lewis: "o que não é eterno, é eternamente inútil!".
Na primeira meditação da segunda semana, Santo Inácio nos leva, quase que pela mão, para contemplarmos a Encarnação de Jesus no ventre de Maria. Como alma profundamente orante e atenta, Inácio nos leva a ver esta cena em três visões diferentes: 1°- Contemplar a SS. Trindade do seu trono no céu vendo os homens se perdendo e se condenando ao inferno; 2°- ver todos os homens do mundo inteiro, independente de sua raça, religião, sexo, fazendo tantos e tão graves pecados; 3°- ver o Arcanjo São Gabriel anunciando à Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador.
No primeiro preâmbulo (porque as meditações de Santo Inácio são dividas em preâmbulos, pontos e colóquios) da meditação, Santo Inácio no diz: "... aqui recordarei como as Três Pessoas divinas, lançando os olhos sobre toda a redondeza da terra cheia de homens, e vendo como todos se precipitavam no inferno, decretaram em sua eternidade que a segunda Pessoa da SS. Trindade (Jesus Cristo) se fizesse homem para salvar o gênero humano, e assim, chegada a plenitude dos tempos, o arcanjo S. Gabriel foi enviado a N. Senhora" (EESI pág. 72).
Nesse preâmbulo notamos três pontos interessante que valem ser meditados com calma: 1°- o ser humano que se precipita no inferno; 2°- Deus que, ao invés de castigá-lo, o quer resgatar; 3°- o plano de salvação de Deus que tem sua origem na pessoa da Santíssima Virgem Maria.
Nós sabemos que nessa vida temos três inimigos de nossa salvação: o mundo, nós mesmos e o demônio. O mundo tem o papel da sedução, ou seja, nos apresentar tanto prazeres ilícitos, que nos tira da graça, quanto lícitos, mas que enfraquece a graça de Deus em nós até que a percamos pelos ilícitos (isto é; pecado Mortal e Venial). Nós somos nossos inimigos porque, por causa do pecado original, nos tornamos inclinados a aderir as seduções do mundo. E por fim temos o demônio, o mais fracos dos três, cujo papel é simplesmente sugerir, ou seja, sussurrar para você: " ... mas isso não é pecado, pode fazer ... é só venial mesmo, na Missa você é perdoado. Não seja tão radical, não precisa disso para ser santo. Veja, tal santo fazia isso que você quer largar, pode fazer numa boa ... e blá blá blá !".
Então, não é que o ser humano seja ruim em si, mas é que, por causa desse tríplice ataque, nós por nós mesmo, só caminhamos - e a passos largos ! - em direção do inferno.
Mas Deus, que é o amor e a própria misericórdia, nos quis salvar, e para isso se encarnou, tomou a nossa forma em tudo, menos no pecado, para que, sendo de carne, pudesse redimir e salvar a nós que somos de carne: Caro salutis est cardo (a carne é o eixo da salvação). Jesus, no famoso sermão da montanha, já nos ensinava: " ouvistes o que foi dito: 'ama o teu irmão, e odeie o inimigo'; eu porém vos digo: amai os vossos inimigos, orai pelos que vos perseguem" (Mt 5,44); e foi exatamente isso que Ele fez por nós ! São Paulo Apóstolo nos ensina que "pelo pecado, nos tornamos inimigos de Deus" (Rm 5,10); e mesmo sendo inimigos dele, Nosso Senhor não hesitou em se encarnar no Ventre da Bem-aventurada, padecer no lenho da Cruz só para nos redimir e nos fazer seus amigos. Aqui percebemos que, não é por vontade de Deus que o homem vai para o inferno, mas o inferno é consequência de seus próprios atos, é consequência de não aceitar, de não querer a salvação que Jesus quer nos dar; de não " reconhecer o tempo que foi visitado" (Lc 19,44). Somos tal qual Jerusalém; cidade santa, escolhida por morada do Eterno Rei, mas quando Ele nos visita, Ele chora, porque não o acolhemos, e se o acolhemos, é para matá-lo com nossa ingratidão, com nossa frieza, com nossos pecados. Este é o julgamento !
No inferno, lugar dos condenados e dos demônios, não teremos mais tempo de voltar atrás. O que Deus nos pede para fazer hoje? O que hoje eu preciso melhorar, converter? Quem preciso perdoar hoje? Será que preciso me confessar e voltar para Deus? Qual virtude devo exercitar hoje? Será que, se a morte me visitasse hoje, eu iria para o Céu ou para o inferno? Essas são perguntas que só você pode responder por você mesmo !
Deus nos ama e nos quer unidos a si, imagina que dor que ele não deve sentir em ver aquele a quem criou, salvou e cuidou, agora por vontade própria se jogando na morada de Satanás para todo o sempre. Não demos esse "gostinho" para o demônio. Trabalhemos com ardor pela nossa santificação e pela salvação dos homens, e tudo isso "Ad Maiorem Dei Gloriam" (para a maior Glória de Deus).
Santo Inácio de Loyola, rogai por nós !
Lucas Eduardo
Co-fundador
Comunidade Geração de Maria
Link "Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola" PDF: http://www.raggionline.com/saggi/scritti/pt/exercicios.pdf
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