A Alma de todo Apostolado: Jesus, nosso modelo de Apostolado

 Terminada as objeções do "homem de obras" (como o monge chama o apóstolo sem vida interior), Dom Chautard inicia o segundo capítulo do seu livro, dado a explicar mais detalhadamente a união da vida ativa a vida contemplativa.
 Ele começa evidenciando a superioridade da vida interior sobre a vida ativa, e seu maior exemplo é Nosso Senhor Jesus Cristo: " a vida terrena de Nosso Senhor Jesus Cristo foi a realização perfeita do plano divino. Trinta anos de recolhimento, seguidos de quarenta dias de retiro e penitência, prepararam a sua curta carreira evangélica; e, durante suas jornadas apostólicas, quantas vezes ainda, O vemos retirar-se para as montanhas ou para os desertos, a fim de orar: ' Ele se retirava para lugares solitários e entregava-se aí a oração' (Lc 5,16). Ou a passar a noite a rezar: 'Naqueles dias, Jesus foi para o monte a fim de fazer oração, e passou a noite a orar a Deus' (Lc 6,12)" (pág 35). E assim pensavam os santos.
 Dom Chautard nos conta que o Papa São Pio X visitou uma congregação dada ao ensino e as escolas. Ao saber que queriam se secularizar (ou seja, deixar os votos religiosos) com a desculpa da "necessidade dos tempos", disse Ele em uma palestra:
 "Fique, portanto, bem assente, pelo que vos toca, que a vida religiosa é muitíssimo superior à vida comum e que, se estais gravemente obrigadas ao dever de ensinar o próximo, muito mais graves são as obrigações que vos vinculam a Deus" (pág 36) O mesmo pensava o Doutor Angélico (Santo Tomás) ao afirmar: "a vida contemplativa é melhor que a vida ativa, e preferível a ela" (pág 36).
 Dom Chautard nos dá uma rica explicação sobre a vida interior ai explicar as cinco qualidades que São Boaventura dá a ela:
*1° qualidade: A vida interior é mais sublime:
 A vida ativa ocupa-se nos homens; podendo assim trabalhar em uma só obra de uma vez. Já a vida contemplativa ocupa-se das verdades eternas, podendo, sob a luz delas, ocupa-se de mil casos; de maneira que podemos dizer que " em comparação com Maria de Betânia, Marta tem poucas inquietações" (Ricardo de S.Vitor) .
*2° qualidade: vida mais segura:
A vida inteira é perigosa, pois se tomada com excessivo "zelo", torna-nos almas doentes e cansadas; como Marta. " Marta, Marta, tu te inquietas e te perturbas com muitos trabalhos; mas uma só coisa é necessária" (Lc 10,41-42).
 Marta tem um tríplice erro: é "inquieta" com as inquietações do pensamento; "perturbada" com suas más (honesta, mas más) afeições; e "trabalha em muitas coisas", que por fim roubam sua força e a impedem de buscar "o único necessário", que é a União com Deus pela obra da Oração.
*3° qualidade: Vida mais rica:
A vida contemplativa é a mais rica porque por ela "nos vem todos os bens" (Sab 7,2). É ela "a melhor parte que não nos será tirada" (Lc 10,42); e é ela a mais meritória, pois por ela nos vem as graças atuais e santificantes para operarmos, não por nós mesmos; mas "Ad Maiorem Dei Gloriam" (para Maior glória de Deus).
*4° qualidade: Vida mais suave:
É a mais suave porque, a alma interior, se abandona á Santa Vontade de Deus, e de sua mão nada despreza. Acolhe com igual alegria o bem e o mal, a doçura e a amargura, e carrega feliz a sua Cruz; "cujo peso é suave, e o fardo é leve" (Mt 11,29).
* 5° qualidade: Vida mais estável:
 A vida ativa, por mais perfeita que seja, tem seu fim quando nossa irmã morte nos vier visitar. Ali, nossa voz que cantava, pregava, ensinava; se calará. Ali, nossa mão, que escrevia, se endurecerá. Ali, nossos olhos que estudavam, se fecharão.
 Já a vida interior não conhece a morte; pois ela é o desvelar da eternidade, da vida do Céu já presente em nós pelo estado de graça.
 Portanto irmãos, tomemos Nosso Senhor como exemplo. Fiquemos, se preciso for, 30 anos na vida interior; pois sabemos que, quando chegar a hora escolhida por Deus a nós, "faremos coisas maiores do que as Dele" (Jo 14,12).


Lucas Eduardo
Comunidade Geração de Maria
 

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