A "Visitação" dos Cristãos ao mundo
Hoje a Santa Liturgia nos propõe a celebrarmos a Visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel e a São João Batista, que estava no ventre de Isabel a 6 meses.
Com certeza o centro dessa celebração é a Bem-aventurada Virgem Maria, mas, como Ela própria é parte do Corpo de Cristo que a Igreja, a ação que Maria fez também nós devemos fazer.
A palavra nos diz que antes da visitação houve uma Anunciação. Deus Pai manda então o Arcanjo São Gabriel (que que dizer 'Força de Deus') para anuncia-la que Ela seria a Mãe do Messias. Pensemos um pouco em como fomos chamados por Deus a sermos Cristãos. Pensemos que entre tantas escolhas, tantas religiões, tantas crenças, o Senhor próprio mandou um "anjo" (no meu caso mandou meu cunhado mesmo kkk) para anunciar o Evangelho, para fazer um convite a Igreja.
Então, mesmo sem saber o que aconteceria depois, Nossa Senhora diz seu generoso e perpétuo sim a Deus, e Jesus, pela força do Espírito Santo, se encarnou em seu Santo Ventre. Notamos aqui outra grande graça. Nossa Senhora não foi batizada sacramentalmente, porque naquela época não existia os sacramentos, mas o Próprio Pai a Batizou em seu nome, em nome do seu Filho Jesus,e em nome do seu Santo Espírito. Nossa Senhora agora batizada, passa a socorrer as necessidades de sua prima que estava gravida e era idosa, ou seja, não tinha condições de manter a manutenção de sua casa.
Fiz todo esse rodeio para explicar esse ponto: todos nós batizados temos o dever de amar e servir o mundo.
Quando digo 'amar o mundo' não digo amar o pecado que há no mundo. Hoje em dia vemos cada vez mais um cristianismo separado do mundo, um cristianismo muito "espiritual" que nada agrega a sociedade, que não acrescenta na vida de ninguém, que não traz a Alegria aos necessitados dela como fez Maria quando saudou Isabel. Nossa Senhora nos da um exemplo radiante de como viver no mundo, e o exemplo é simples: primeiro nos encher-se do Espírito Santo pela oração e depois distribui-lo em nossas ações cotidianas. Aprendamos com São Josémaria Escrivá, um santo dos nossos tempos que entendeu que Nosso Senhor queria desse tempo cristãos que o levasse para fora da Igreja, para fora do Sacrário, não com grandiosos eventos ao ar livre (não estou aqui criticando, porque a comunidade também faz isso), mas com uma vida exemplar, fazendo bem o que se deve fazer, sendo um bom trabalhador, sempre alegre no Espírito, munido da palavra de Sabedoria e graça que só possui aqueles que são do Espírito.
Aprendamos de uma vez a visitar o mundo com a alegria de ser de Deus, com a alegria de sermos filhos de Maria, com a alegria de saber que Deus é conosco e por nós, e assim veremos nossa arvore espiritual dar frutos, e frutos em abundancia.
Lucas Eduardo
Comunidade Geração de Maria
Comentários
Postar um comentário