São Pedro Eymart e o Pão que da vida ao mundo

 A liturgia de hoje nos propõe o Evangelho de São João, apenas cinco versículos, do 30 ao 35; mas que riqueza em cada um deles. De fato, só com esses cinco versículos da pra se rezar por longas e longas horas de tantos mistérios juntos em tão breves linhas.
 Mas hoje queria desenvolver com vocês o versículo 33 em que Jesus diz: " ... Pois o Pão de Deus é aquele que desce do céu e da vida ao mundo". Hoje de manhã enquanto fazia minha Lectio Divina (prometo fazer um artigo sobre isso depois), esse versículo foi o que mais me chamou atenção. Já tinha lido esse versículo muitas vezes,mas hoje parece que fez todo sentido.
 Vendo a situação mundial que estamos vivendo, milhares de mortes na Venezuela, perseguição no Oriente Médio, a destruição eminente da Europa, a Corrupção no Brasil, necessitamos de um remédio acessível e de rápido efeito. Qual é a causa de tantos males? São Pedro Julião Eymart nos responde: " O grande mal da nossa época é que não vamos a Jesus Cristo como seu Salvador e Deus. Abandona-se o único fundamento, a única fé, a única graça da salvação... Então, o que fazer? retornar a fonte da vida, mas não ao Jesus histórico ou ao Jesus glorificado no céu mas sim ao Jesus que está na Eucaristia. Temos que fazê-lo sair de seu esconderijo para que possa de novo colocar-se a cabeça da sociedade cristã... que venha o Reino da Eucaristia: Adveniat Regnum tuum! "
 Esse grande Santo viveu no séc XIX e já via essa necessidade em seu tempo, o que diria ele se vivesse conosco hoje?
 Os governantes parecem "cegos em tiroteio", muitas vezes eleitos por leigos que nem sequer se interessam por política, e não se interessam por política porque não se interessam pelo bem do outro, e não se interessam pelo bem do outro porque não se interessam pelo Senhor, uma coisa é consequência da outra. És um estranho Senhor até para nós Católicos, já não te reconhecemos mais no Santíssimo Sacramento como antes. Quando vamos aos vossos pés geralmente é pra pedir milagres, curas, prodígios, e o Senhor por Misericórdia sempre nos concede. Mas que egoísmo o nosso que, enquanto pedimos curas, há famílias sendo destruídas pelo aborto, sendo despejadas de suas casas pelo alto custo de vida e o alto índice de desemprego. Como seria bom Senhor se compreendêssemos como São Vicente de Paulo que: "para salvar a alma é necessário primeiro salvar o corpo", ou seja, para levar as pessoas para o céu é necessário ajuda-la nas situações terrenas. Tende Piedade de nós Senhor, e nos ajude a te reconhecer escondido no Sacrário e no irmão.
 Não se você já se perguntou mas, quantas pessoas ao seu redor já fizeram uma "experiência de Sacrário"?
 Você e eu precisamos ser Sacrários ambulantes, isso é fazer Jesus sacramentado sair. Precisamos levar a Paz do sacrário a eles, o acolhimento, a escuta e principalmente a escuta. Veja como Jesus sacramentado é silencioso. Ele está lá como (perdão da comparação) o "Divino Terapeuta" para nos ouvir, ouvir nossas alegrias, nossas dores, nossos sonhos e planos e também nossas decepções. E nós, estamos ouvindo os outros, ou estamos só falando palavras que não lhes facilita a graça mas os barra dela? Estamos sendo ouvido de Deus ou Língua do demônio?
 Para chegamos a tal ponto é necessário muitas visitas ao Senhor, portanto hoje vamos até Ele! Imploremos seu auxilio a nós e ao mundo que tem fome e sede, e lhe ouvimos quando diz: Quem vem a mim nunca mais terá fome, quem crê em mim nunca mais terá sede" (Jo 6,35).

Lucas Eduardo
Comunidade Geração de Maria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 pensamentos de São João Maria Vianney na luta contra o mal.

É possível estar com Deus sem a religião? (abertura da série "Introdução à Igreja Católica)

Tipos de temperamento: Fleumático