Sagrado Coração de Jesus: Vinde a Mim !
Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra uma das, senão a, mais perfeita devoção que temos: O Sagrado Coração de Jesus.
Em 1673, na oitava da festa de Corpus Christi, estava a rezar na capela do convento visitantino de Paray-le-Monial a irmã Margarida Maria Alacoque. De repente, começa a sair de dentro do tabernáculo uma fumaça branca que se espalha por toda a capela, e dessa fumaça aparece o Senhor Jesus com a túnica aberta na altura do peito mostrando seu Sagrado Coração. Ao apontar seu Sacro Coração, Nosso Senhor diz a Irmã Margarida:
- "Eis o Coração que tanto amou os homens, mas que em troca, recebe tanta ingratidão. Você ao menos, venha o reparar".
Essa devoção consiste em um caminho de retribuição ao Amor Misericordioso de Jesus, mesmo caminho que Nossa Senhora ensinou aos pastorinhos em Fátima: Amar pelos que não amam, adorar pelos que não adoram, enfim, dar o amor devido a Deus por aqueles que não o amam.
Mas, como amar alguém sem antes saber que somos amados por Ele?
Na segunda leitura de hoje o Apóstolo São João nos evidencia esse amor: "o Amor consiste nisso: não fomos nós que amamos a Deus, é Ele quem nos amou por primeiro enviando seu Filho unigênito ao mundo, como vitima de reparação pelos nossos pecados." (1Jo 4,10).
Nossos destino, depois da primeira queda de nossos pais, era a condenação eterna. Por mais que fossemos pessoas de bem, seguidoras dos mandamentos, o máximo que poderíamos chegar era a mansão dos mortos (lugar onde esperavam, depois da morte, a vinda do Messias que abriria as portas do Céu). Mas Deus, não deixando-se vencer em prodigalidade, enviou seu Único Filho, nascido da Imaculada, para nos salvar morrendo numa Cruz.
O Interessante nessa Aparição do Sagrado Coração é que Jesus aparece ainda com suas chagas expostas, associando assim a devoção do seu Coração á sua Paixão e morte redentora.
Mas mesmo assim, como disse Nosso Senhor a Santa Margarida, quanta indiferença e ingratidão ao Amor de Deus por nós ! Quantos de nós, mesmo conhecendo que Jesus morreu para nos salvar, decidem viver um vida longe dos seus cuidados de Pai? Foi para isso que Jesus mostrou seu Coração aberto pela lança para a Santa.
No Evangelho de hoje, Jesus se levanta no meio do povo e diz: "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fadigados pelos pesados fardos e eu vos aliviarei..." (Mt 11,28).
Mas do que a Festa do Amor de Deus, a Festa do Sagrado Coração de Jesus é um convite ao pecador, ao filho afastado, que volte e descanse no carinhoso Coração de seu Pai-Deus. Hoje, mas do que qualquer outro dia, é o dia de voltar, de se arrepender dos pecados que pesam sobre nossa calça e no coração, e tomar sobre nós o julgo suave do Senhor, que como tem um Coração de carne, compreende nossas fraquezas, não joga na nossa cara nossos pecados, mas nos perdoa e nos ama, fazendo com que com seu perdão, nós busquemos Nele a força para sermos santos e amarmos ao seu Coração com toda nossa força.
Vamos irmãos, essa é a nossa festa, a festa do pecador que volta, festa da libertação do jugo do pecado, festa do perdão de Deus e do seu Eterno Amor para conosco.
Jesus manso e humilde de Coração, fazei de nosso coração semelhante ao vosso !
Lucas Eduardo
Comunidade Geração de Maria
Link da Encíclica Haurietis Aquas, do Papa PioXII, sobre a devoção do Sagrado Coração de Jesus: https://w2.vatican.va/content/pius-xii/pt/encyclicals/documents/hf_p-xii_enc_15051956_haurietis-aquas.html
Comentários
Postar um comentário